12 Ideias para Empreender na Internet

 

Depois que você escolher um nicho de mercado para trabalhar e fizer o planejamento de suas estratégias, você precisa definir a forma de monetizar o seu trabalho.

Há diversas formas de empreender na internet. Cabe a você escolher a mais adequada para o seu negócio e para as metas que você deseja atingir.

Você pode divulgar produtos como afiliado digital, pode vender um espaço em seu blog, por exemplo, e ganhar um valor por cada visualização, por cada clique ou por cada venda realizada.

Você também pode ganhar dinheiro na internet sendo um produtor digital, criando o seu próprio produto e disponibilizando sua venda e afiliação em plataformas digitais como a Hotmart, por exemplo. Inclusive, nesse site, eu lhe ensino como você conseguirá realizar sua primeira venda ainda hoje!

Veja a seguir, 12 ideias para empreender na internet, para você se inspirar e escolher aquela (ou mais de uma) que tenha a ver com os seus objetivos.

1. Crie um e-commerce

Uma ideia para empreender na internet é criando uma loja virtual. O comércio eletrônico tem crescido muito nos últimos anos, e a tendência é não parar por aí.

Por isso, se você quiser empreender na internet e ganhar dinheiro vendendo produtos físicos, você pode criar um e-commerce e aplicar estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas.

2. Faça anúncios

Outra ideia para você empreender na internet é investindo em anúncios.

Você pode, por exemplo, se afiliar a um produto e fazer anúncios  através do Google Ads.

Com o Google Ads você ganha dinheiro por cada clique que o seu anúncio receber, ou por cada mil impressões.

3. Trabalhe com Banners

Você também pode ganhar dinheiro na internet colocando banners de anunciantes em seu blog ou site.

Dessa forma, você ganha dinheiro cada vez que alguém clicar no banner dentro do seu espaço.

4. Faça marketing em vídeos no YouTube

Fazer marketing em vídeos no YouTube também é uma ótima ideia para empreender na internet.

Se você tem um canal no YouTube e já possui uma audiência sólida, você pode divulgar produtos ou serviços relacionados ao conteúdo que você publica e aos interesses da sua persona.

Nessa opção, você pode falar sobre um produto e fazer uma demonstração para a sua audiência.

Além disso, você pode fazer esse marketing de forma bem sutil, sem falar sobre o produto, mas apenas aparecer usando, pois isso deserta a curiosidade das pessoas, que vão procurar saber onde você comprou, quanto custou, etc.

Você também pode fazer uma resenha, dando a sua opinião sobre o produto e mostrar as funcionalidades dele. Tudo isso, claro, recebendo dinheiro das marcas ou recebendo amostras dos produtos.

5. Crie um e-book

Se você é especialista em alguma área ou possui bastante conhecimento ou experiência em algum assunto, você pode transformar o seu conhecimento em um e-book e empreender na internet através da venda dele.

Além de vender, você também pode disponibilizar o seu e-book para afiliação, em uma plataforma especializada, como a Hotmart, a Eduzz, a Monetizze e a Braip, por exemplo.

6. Venda ferramentas digitais

Mais uma ideia para empreender na internet é vendendo ferramentas digitais.

Você pode se afiliar à ferramentas digitais, como a LEADLOVERS, por exemplo, e trabalhar na divulgação, seja em seu blog ou através de anúncios, e ganhar comissões cada vez que alguém comprar a ferramenta através do seu link.

7. Crie um curso online

Assim como um e-book, se você é especialista em alguma área ou possui muita experiência e conhecimento em algum tema, você pode criar um curso online.

Criar um curso através de aulas em vídeo é uma excelente ideia para empreender na internet.

Você também pode disponibilizar para vendas e afiliação nas plataformas especializadas.

8. Faça publipost

Outra ideia que você pode usar para empreender na internet é fazendo publicações patrocinadas.

Se você possui um canal no YouTube com grande número de inscritos, um perfil no Instagram com muitos seguidores ou um blog com muito tráfego, por exemplo, você pode publicar conteúdo patrocinado.

9. Doações para o conteúdo

Muitos empreendedores digitais já utilizam essa ideia para ganhar dinheiro na internet.

Esses empreendedores recebem doações dos seguidores ou inscritos para continuar publicando conteúdo interessante para eles.

Você pode achar que essa ideia não funciona, mas muita gente doa dinheiro para os seus canais ou perfis favoritos, para que eles produzam e entreguem mais conteúdo, pois, para esse público, o conteúdo é muito valioso.

10. Ofereça consultoria

Ofereça consultoria sobre o assunto que você é um especialista.

Se você tem formação em uma área especifica e sabe transmitir seus conhecimentos para outras pessoas, isso pode te render um bom dinheiro.

Algumas opções de consultoria que você pode se identificar e investir são:

  • Finanças;
  • Marketing;
  • Imagem e estilo.

 

 

11. Crie um blog

Eu sempre defendo que ter um blog é construir o seu negócio online em uma estrutura segura.

Isso porque, com um blog, você vai poder aplicar as estratégias de marketing e de conteúdo que você quiser, vai poder anunciar os produtos e serviços que você quiser, tem se preocupar, pois será uma estrutura sua e, portanto, as regras serão suas.

Ao contrário das redes sociais, onde você pode ser penalizado e perder tudo o que construiu e investiu em seu negócio.

Criar um blog para empreender na internet é uma excelente ideia, e você pode trabalhar nele ao longo do tempo, aplicando estratégias para desenvolver o seu negócio digital.

12. Marketing de afiliados

Quem já me acompanha no Youtube ou é meu aluno no Despertar Digital Segredos da Renda Online sabe que eu sempre falo que o marketing de afiliados é a melhor ideia para criar um negócio online.

Sendo um afiliado digital ou um produtor digital, você consegue ganhar dinheiro na internet aplicando estratégias para impulsionar as vendas e aumentar cada vez mais os ganhos.

No marketing de afiliados você ganha comissões pelas vendas que realizar através do seu link de afiliado, ou ganha dinheiro disponibilizando o seu próprio produto para afiliação.

É importante salientar que ganhar dinheiro empreendendo na internet está relacionado a três pontos principais, que são:

  •                                                          Propósito;

  •                                                          Tráfego;

  •                                                          Engajamento.

 

Propósito

No empreendedorismo digital, o propósito da marca, assim como a autoridade de quem está promovendo o produto ou serviço, são fundamentais na hora da decisão de compra.

Tráfego

O tráfego aumenta as chances de ganhar dinheiro na internet por causa do volume de visualizações, de cliques e, claro, de vendas.

Engajamento

Assim como os dois elementos anteriores, o engajamento tem total relação com a monetização do seu empreendimento.

É através dele que você constrói sua audiência e se torna uma autoridade no nicho com o qual você trabalha.

Além disso, quanto mais engajamento você conseguir em seu canal do YouTube, página de Facebook, perfil no Instagram, etc., mais pessoas você vai alcançar através do seu  conteúdo, o que gera mais visitantes, mais inscritos ou seguidores e mais vendas você consegue realizar.

É uma reação em cadeia. E o melhor é que você não precisa investir mais nada nessa estratégia.

Aprenda Marketing Digital

Para você ter sucesso no empreendedorismo digital, é fundamental que você aprenda marketing digital.

Quando um empreendedor digital aprende sobre marketing digital, ele adquire as habilidades necessárias para fazer o seu negócio se desenvolver e a crescer como profissional.

Como você sabe, o marketing digital transformou a forma como empresas e clientes se comunicam.

O marketing digital mudou a maneira como as marcas abordam seus clientes e vendem seus produtos e serviços.

O marketing digital contribuiu para que o e-commerce fosse hoje uma das maiores formas de comércio do mundo.

Invista na Criação de um Site

Outro ponto muito importante para você ter sucesso no empreendedorismo digital é a criação de um site.

Investir na criação de um site próprio é investir em segurança, principalmente.

Construa o seu negócio em uma plataforma que é sua, onde você vai monetizar da forma de achar mais conveniente e ter a segurança de que não será bloqueado ou banido, por exemplo, e perder todo o negócio que você criou.

O ideal é que você construa um blog que tenha uma página institucional, com uma home diferenciada, como é a nossa aqui no meu SITE OFICIAL.

Você pode perceber que a home aqui do THIAGO LIMA OFICIAL é uma página institucional e, ao mesmo tempo, nós publicamos conteúdo rico em informações para quem deseja construir um negócio na internet.

Você pode fazer o mesmo e investir na criação do seu site.

Você pode usar seu domínio e sua hospedagem para criar sub-domínios ou ter também “domínios genéricos” que vão lhe auxiliar a vender muito como afiliado, expliquei isso no post de “como fazer sua primeira venda hoje!”.

Eu recomendo que você contrate seus domínios e sua hospedagem com a HOSTGATOR, inclusive, clicando AQUI, você terá um DESCONTO ESPECIAL!

                        Mercados de Atuação no Empreendedorismo Digital

No ambiente online existem inúmeras possibilidades de negócios para quem deseja empreender, mesmo para quem não tem experiência em vendas.

E, para quem está querendo entrar nesse mundo do empreendedorismo digital, vou deixar a seguir as melhores opções de negócio digital para que você possa escolher aquela que tenha mais a ver com você e com os seus objetivos.

1. E-commerce

O E-commerce é um negócio que tem todo o processo de compra e venda estruturados na internet.

Por isso, todas as transações são realizadas através de ferramentas digitais.

Essa é uma modalidade de comércio que vem crescendo cada vez mais, fazendo parte da vida do consumidor moderno.

No e-commerce, os produtos são vendidos na internet e enviados para o endereço do cliente.

Nessa modalidade de comércio, dois processos são totalmente digitalizados: a venda e o atendimento ao cliente.

Com esses dois processos digitalizados, o e-commerce automatiza outros processos, como o estoque, as finanças e o marketing.

E essa automatização facilita o trabalho de gestão do negócio.

2. Influenciador digital

Outro mercado de atuação no empreendedorismo digital é o de Influenciador digital.

A profissão que está “na moda” já há algum tempo pode ser exercida por pessoas de qualquer idade e em qualquer nicho, desde humor a finanças, por exemplo.

Quem deseja entrar no empreendedorismo digital como um influenciador, pode criar um blog ou um canal no YouTube (ou os dois) e falar sobre imagem e estilo, por exemplo, e, pela influência exercida, receber produtos de algumas marcas de roupas e sapatos para fazer divulgação, ou até fazer parcerias com marcas e lojas que tenham interesse em atingir o mesmo público.

Além disso, um influenciador digital pode ganhar dinheiro através de anúncios em seu blog ou canal. As possibilidades são inúmeras.

3. Soluções tecnológicas

Para trabalhar com soluções tecnológicas, você pode criar uma startup, que posteriormente pode sair do ambiente digital e migrar para o ambiente físico, dependendo das necessidades e objetivos que forem surgindo.

Para você empreender em soluções tecnológicas, primeiro você precisa identificar um problema no mercado e oferecer a solução.

Você precisa oferecer uma solução simples e prática para o problema do potencial cliente.

Uma dica aqui é desenvolver soluções através de produtos, como por exemplo, um aplicativo ou um software.

 

4. Produtor digital

Produtor digital é a pessoa que cria um produto digital e disponibiliza para venda ou para afiliação (ou ambos).

O produto digital pode ser um e-book, um curso em vídeo, um podcast…

Para ser um produtor digital, você precisa ter pelo menos muito conhecimento sobre um assunto que traga solução para um problema do público que você quer alcançar.

Melhor ainda se você for um especialista, como um médico, por exemplo, oferecendo um curso em vídeo sobre primeiros-socorros, ou um profissional especialista em adestramento de cães, oferecendo um curso sobre como adestrar o seu cãozinho em casa.

Você também pode criar um produto a partir de alguma experiência que você teve e que deseja compartilhar, como, por exemplo, um e-book ensinando “como conquistar uma mulher” ou “como superar um divórcio”.

Enfim, são inúmeras as possibilidades para ser um produtor.

Se você deseja ser um empreendedor digital criando o seu próprio produto, você pode se cadastrar em uma plataforma especializada, como a Hotmart ou a Eduzz, por exemplo, e disponibilizar o seu produto para venda e afiliação.

5. Afiliado digital

O mercado de atuação no empreendedorismo digital que eu mais indico é o de afiliado digital.

Como afiliado, você vai promover um produto criado por outra pessoa e receber uma comissão por cada venda realizada através do seu link de afiliado.

Se você já possui um blog ou canal no YouTube com uma audiência formada, mas não quer criar um produto, ser um afiliado é o negócio ideal para você.

Mas, o mercado de afiliados digitais também é ideal para quem ainda está começando a montar um negócio na internet.

Como afiliado você não precisa investir dinheiro para começar o seu negócio, não precisa ter estoque de produto e nem se preocupar com entrega ou com suporte.

Todo esse processo fica por conta do produtor e da plataforma de afiliação.

Ou seja, afiliado é um negócio que você pode entrar hoje mesmo.

Seu papel será apenas de promover o produto e começar a ganhar as suas comissões.

6. Coprodutor

Além de poder atuar no empreendedorismo digital sendo um produtor ou afiliado, há também a possibilidade de você atuar como um coprodutor.

O coprodutor é a pessoa que cria um produto em parceira com outro produtor, de forma permanente ou por um período determinado.

Nessa opção, você pode ser um especialista, criar um produto, e deixar a parte do marketing e vendas para o parceiro.

Ou, você pode fazer a parte da divulgação e venda de um produto criado por outra pessoa.

Nessa modalidade você ganha dinheiro como coprodutor (a porcentagem para cada parte é definida pelo coprodutor e o parceiro de criação, e configurada na plataforma) e também ganha dinheiro através das vendas realizadas pelos afiliados (caso o seu produto seja disponibilizado em plataformas de afiliação).

7. Copywriter

Se você possui formação em jornalismo, marketing, letras ou outra área similar e gosta de escrever, você pode atuar no empreendedorismo digital como copywriter.

O copywriter é a pessoa que domina a arte do Copywriting e escreve, de maneira persuasiva, com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação esperada.

Então, se essa é uma habilidade que você possui ou pretende desenvolver, eu sugiro essa opção para você investir como empreendedor digital.

8. Ferramentas de Tecnologia

Você também pode atuar no mercado de empreendedorismo digital desenvolvendo ou vendendo ferramentas tecnológicas, como softwares de automação, por exemplo.

Na era da internet das coisas, o que não falta são ferramentas de tecnologia que facilitam a vida das pessoas e ajudam a economizar tempo e dinheiro.

Escolha uma para trabalhar, oferecendo aos seus potenciais clientes através da aplicação de estratégias de marketing digital.

Entre as inúmeras ferramentas que você pode trabalhar, estão:

  • Aplicativos de conversa;
  • Ferramentas de gestão de negócios;
  • Aplicativos de reuniões online;
  • Ferramentas de atendimento ao cliente;
  • Ferramentas de armazenamento em nuvem;
  • Ferramentas de edição de documentos armazenados em nuvem;
  • Aplicativos de gerenciamento de atividades.
 
 

Thiago Lima

(Empreendedor Digital, Produtor do DESPERTAR DIGITAL, criador de conteúdo de 07 canais no Youtube, escritor de 3 E-books com mais de 5.000 vendas cada.)